ESCOLA: ________________________________________________
DATA: ____ /____/_____
DISCIPLINA: Português SÉRIE: _______
ALUNO (a)
________________________________________________
AVALIAÇÃO
PORTUGUÊS
O
drama das paixões platônicas na adolescência
Bruno foi aprovado por três dos sentidos de Camila: visão,
olfato e audição. Por isso, ela precisa conquistá-lo de qualquer maneira.
Matriculada na 8ª série, a garota está determinada a ganhar o gato do 3º ano do
Ensino Médio e, para isso, conta com os conselhos de Tati, uma especialista na
arte da azaração. A tarefa não é simples, pois o moço só tem olhos para Lúcia –
justo a maior “crânio” da escola. E agora, o que fazer? Camila entra em dieta
espartana e segue as leis da conquista elaboradas pela amiga.
REVISTA ESCOLA, março 2004, p. 63
Dieta
espartana: Severa , rigorosa
1.
Pode-se deduzir do texto que Bruno
a)
chama a atenção das meninas.
b) é
mestre na arte de conquistar.
d) pode
ser conquistado facilmente.
e) tem muitos dotes intelectuais
2. No
período: “Camila entra em dieta espartana e segue as leis da conquista elaboradas
pela amiga.” Classifique esse
período em simples ou composto e justifique sua resposta.
3. Em “ Bruno foi aprovado...” O verbo é ( ) Intransitivo ( )
Transitivo direto ( ) de ligação
4. Leia o texto e responda as questões seguintes:
Como uma praga bíblica
Nuvens de gafanhotos devastam o noroeste
da África,
parte da Austrália e do Afeganistão.
Revista Veja, ano 37. Nº 33,
18 de ago. 2004, p.58
a)
Quantos períodos há no texto? Justifique sua
resposta.
b) Identifique e classifique o sujeito e
predicado da oração “Nuvens de gafanhotos
devastam o noroeste da África, parte da Austrália e do Afeganistão.”
c)
O verbo devastar, presente no texto é
transitivo, ou seja, não apresenta sentido completo. Dê a classificação desse
verbo e identifique o seu complemento.
5. Assinale a alternativa em que aparece um
predicado verbo-nominal.
a) Os viajantes chegaram cedo ao destino.
b) Demitiram o secretário da instituição.
c) Nomearam as novas ruas da cidade.
d) Compareceram todos atrasados à reunião.
e) Estava irritado com as brincadeiras.
a) Os viajantes chegaram cedo ao destino.
b) Demitiram o secretário da instituição.
c) Nomearam as novas ruas da cidade.
d) Compareceram todos atrasados à reunião.
e) Estava irritado com as brincadeiras.
6. "Precisa-se de operários para a obra."
Nesta oração o tipo de sujeito é:
a) composto
b) indeterminado
c) simples
d) oração sem sujeito
a) composto
b) indeterminado
c) simples
d) oração sem sujeito
7. Assinale a alternativa
que apresenta uma análise errada do termo em destaque.
Maria Raimunda deu ao compadre vinte
filhos; mas desses vinte só conheci uns seis – os outros todos
morreram meninos. O afilhado de meu pai, Sebastião, morreu de morte horrível,
engasgado com um peixe vivo. (Raquel de Queiroz)
a) ao
compadre – objeto indireto
b) vinte
filhos – objeto direto
c) uns
seis – objeto direto
d)
de morte horrível – objeto indireto
7. Classifique
o termo destacado como PS predicativo do sujeito ou PO
predicativo do objeto.
a) O trem chegou atrasado. ________
b) O dono da
loja nomeou a funcionária gerente.___________
c) A falta
de perspectivas deixa o povo desesperado._______
d) Sílvio e Gabriela
passeiam felizes.________
e) Raros são os verdadeiros líderes.__________
Boa Sorte!
Gostaria das respostas desse gabarito preciso estudar para sabado
ResponderExcluirGostaria das respostas desse gabarito o drama das paixões platônicas na adolescência
ResponderExcluirPara sexta preciso estudar para prova sábado