sábado, 5 de maio de 2012

Avaliação 8º Ano



ESCOLA: ________________________________________________
DATA: ____ /____/_____
DISCIPLINA: Português                    SÉRIE: _______
ALUNO (a) ________________________________________________

AVALIAÇÃO PORTUGUÊS


O drama das paixões platônicas na adolescência 

Bruno foi aprovado por três dos sentidos de Camila: visão, olfato e audição. Por isso, ela precisa conquistá-lo de qualquer maneira. Matriculada na 8ª série, a garota está determinada a ganhar o gato do 3º ano do Ensino Médio e, para isso, conta com os conselhos de Tati, uma especialista na arte da azaração. A tarefa não é simples, pois o moço só tem olhos para Lúcia – justo a maior “crânio” da escola. E agora, o que fazer? Camila entra em dieta espartana e segue as leis da conquista elaboradas pela amiga. 

REVISTA ESCOLA, março 2004, p. 63


 Dieta espartana: Severa , rigorosa


1.   Pode-se deduzir do texto que Bruno


 a)  chama a atenção das meninas.
 b)  é mestre na arte de conquistar.
 d)  pode ser conquistado facilmente.
 e)  tem muitos dotes intelectuais



2. No período:Camila entra em dieta espartana e segue as leis da conquista elaboradas pela amiga.”  Classifique esse período em simples ou composto e justifique sua resposta. 


3. Em “ Bruno foi aprovado...” O verbo é  (   ) Intransitivo (   ) Transitivo direto  (   ) de ligação


4.  Leia o texto e responda as questões seguintes:


Como uma praga bíblica

       Nuvens de gafanhotos devastam o noroeste da África,
 parte da Austrália e do Afeganistão.
Revista Veja, ano 37. Nº 33,
18    de ago. 2004, p.58


    


a)    Quantos períodos há no texto? Justifique sua resposta.



b)     Identifique e classifique o sujeito e predicado da oração “Nuvens de gafanhotos devastam o noroeste da África, parte da Austrália e do Afeganistão.”



c)    O verbo devastar, presente no texto é transitivo, ou seja, não apresenta sentido completo. Dê a classificação desse verbo e identifique o seu complemento.



5. Assinale a alternativa em que aparece um predicado verbo-nominal.

a) Os viajantes chegaram cedo ao destino.
b) Demitiram o secretário da instituição.
c) Nomearam as novas ruas da cidade.
d) Compareceram todos atrasados à reunião.
e) Estava irritado com as brincadeiras.

6. "Precisa-se de operários para a obra." Nesta oração o tipo de sujeito é:

a) composto
b) indeterminado
c) simples
d) oração sem sujeito

7. Assinale a alternativa que apresenta uma análise errada do termo em destaque.

Maria Raimunda deu ao compadre vinte filhos; mas desses vinte só conheci uns seis – os outros todos morreram meninos. O afilhado de meu pai, Sebastião, morreu de morte horrível, engasgado com um peixe vivo. (Raquel de Queiroz)
a)      ao compadre – objeto indireto
b)      vinte filhos – objeto direto
c)      uns seis – objeto direto
d)     de morte horrível – objeto indireto



7.  Classifique o termo destacado como PS predicativo do sujeito ou PO predicativo  do objeto.

a)    O trem chegou atrasado. ________
b)    O dono da loja nomeou a funcionária gerente.___________
c)    A falta de perspectivas deixa o povo desesperado._______
d)    Sílvio e Gabriela passeiam felizes.________
e)    Raros são os verdadeiros líderes.__________

Boa Sorte!

2 comentários:

  1. Gostaria das respostas desse gabarito preciso estudar para sabado

    ResponderExcluir
  2. Gostaria das respostas desse gabarito o drama das paixões platônicas na adolescência
    Para sexta preciso estudar para prova sábado

    ResponderExcluir